Visto de Estudos

estudar em Portugal
O ensino português tem sido muito procurado pelos brasileiros. É muito comum encontrar brasileiros interessados em fazer a sua graduação, o seu mestrado, o seu doutorado ou seu pós-doutorado em Portugal. As universidades portuguesas também têm sido as favoritas da Europa para aqueles que buscam um intercâmbio durante os seus cursos.

O primeiro passo para quem pretende estudar em Portugal é pesquisar as diversas universidades e decidir em qual estabelecimento de ensino pretende estudar. Cada universidade tem o seu procedimento de candidatura aos cursos e matrícula. Em razão disso, tomada a decisão acerca de qual será o estabelecimento de ensino escolhido, o estrangeiro deverá contactar a Universidade e obter as informações relativas aos processos de candidatura ao curso que pretende.

Confira abaixo as universidades portuguesas mais requisitadas por brasileiros:

  • Universidade de Lisboa – www.ulisboa.pt
  • Universidade do Porto – www.sigarra.up.pt
  • Universidade de Coimbra – www.uc.pt

Somente após a emissão da chamada “carta de aceite” ou da finalização do processo de matrícula com o respectivo comprovante, o estrangeiro poderá requerer o visto de residência para estudar em Portugal.

O pedido do visto de estudante deve ser feito ainda no Brasil perante o posto consular responsável pela área onde o estrangeiro reside e deve ser acompanhado, em princípio, dos seguintes documentos:

  1. Carta de aceitação emitida pela instituição de ensino portuguesa ou comprovante de matrícula no curso pretendido;
  2. Declaração do próprio;
  3. Comprovativo dos meios de subsistência;
  4. Alojamento;
  5. Seguro médico internacional de viagem ou Certificado de Direito à Assistência Médica (também conhecido como formulário PB4);
  6. Atestado de antecedentes criminais;
  7. 2 fotos 3×4 coloridas e recentes.
  8. Passaporte válido;
  9. Autorização destinada ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para consulta ao registo criminal português do requerente, exceto para menores de 16 anos;
  10. Declaração de ciência do fato de não dever viajar a Portugal sem o devido visto;
  11. Cópia da carteira de identidade;
  12. Formulário de Pedido de Visto.

Note que alguns consulados exigem documentação específica. Por isso, recomendamos a consulta ao consulado português responsável pela sua área antes da finalização do pedido do seu visto.